quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

1. Não uso sutiã?

|| ||
o amor é como andar de mãos dadas com a chuva
Primeiramente olá. Estava recentemente vendo alguns vídeos no youtube e o tema não uso sutiã me chamou atenção. Foi a partir dai que tive uma vontade imensa de expor minha opinião sobre isso, e a partir disso, o blog surgiu. Achei interessante o assunto sendo contado em um ponto de vista mais adolescente, já que possuo quinze anos. É totalmente óbvio a sexualização utilizada ao redor dos seios das mulheres — mas apenas quando eles se desenvolvem. Estou cansada de ouvir: "não mostre os mamilos" "não saia com decotes" "seus seios chamam atenção, tampe-os" e tantas outras frases semelhantes, sendo que não deveria ser algo para se dizer, visto que seios é algo totalmente normal, todos os mamíferos possuem, não há sentido só os das mulheres serem escondidos. Não penso que seja algo de agora, mas sim, de muito tempo atrás. Keep reading 


Não, eu não parei de usar sutiã. Mas depois de analisar tudo ao meu redor queria tomar coragem para tal ato. Queria usar a desculpa de que "sou nova demais" e até que cairia bem, mas sou dependente dos meus pais para quase tudo. Teria que pedir a permissão deles para isso, mas tenho vergonha. Desde cedo somos obrigadas a utilizar o famosinho sutiã que nos sufoca até não querer mais. Lembro-me da primeira vez que tive cabeça para pedir a minha mãe esse acessório. Estava no quinto ano — ou quarta série — e utilizava uma blusinha bem surrada, pois adoro objetos velhos, igualmente a roupas. Naquela época eu era meio "cheia" o que fazia com que os meus seios avolumassem um tiquinho na roupa — não que hoje eles são grandes, talvez o tamanho ideal para eu nesse momento — e me recordo perfeitamente que uma coleguinha comentou com a outra — claro que propositalmente alto para conseguir ouvir — sobre os meus seios que estavam "a mostra". Fiquei totalmente envergonhada na hora. No mesmo dia disse a minha mãe brava por ela ainda não ter comprado um sutiã e que aquela era hora para tal. Ou seja: eu praticamente fui obrigada a começar a usar essa nova peça de roupa que me perseguiria até o dia de minha morte. A sociedade me fez usá-lo. Todas as meninas que começam a puberdade começam a usar. O sutiã é algo tão utilizado, que minha tia fez questão de dar no aniversário de sete anos da minha irmã um conjunto de sutiã e calcinha — mostrando ainda mais a influência da sociedade na cabeça de todos. Eu fiquei assustada quando vi isso, e sempre digo para minha irmã não usar. É claro que ela não me obedece. Quando usou a primeira vez e mostrou as coleguinhas, todas sentiram inveja por não ter um. E ela, sentiu-se maravilhada. É como um top, não possui bojo nem nada, mas ainda sim, não deixa de ser um sutiã "infantil", criado para crianças inocentes que ao invés de se preocuparem com qual joelho irão ralar, estão se preocupando quando irão usar o primeiro sutiã.

Pesquisei sobre o surgimento da peça, e em alguns sites afirmam que não se sabe ao certo a origem mas em outro diz que em 1889 Herminie Cadolle quem foi a "mãe" do sutiã. Entre os anos que se passaram tudo mudou, e modernizou. Muitos arames, elásticos, pano e bojo foram adicionados. A beleza de antes não é a mesma que a de hoje. Foi do tempo em que mulheres corpudas fossem bonitas. Hoje em dia, é mais fácil ser um caveira ambulante do que possuir carne. Pesquisei também algo óbvio que é "homens também possuem mamilos" e descobri algo mais óbvio ainda que é "no processo de desenvolvimento do feto humano, os mamilos aparecem independentemente das características específicas de machos e fêmeas. A diferença é que os homens não terão os hormônios que fazem as glândulas do leite funcionar, enquanto nas mulheres elas começam a ser fabricados horas depois do parto". Uou. Quer dizer que, não é necessário que tenha um tabu em relação aos seios femininos. Sim, eles são lindos, majestosos e representam vida. Não precisam ser sexualizados para ter a devida importância. Para que alcancemos o "peito padrão" houveram pessoas ignorantes o bastante para criar o silicone. Calma, eu não tenho absolutamente nada contra pessoas que usam silicones, aliás, venhamos e convenhamos ele ajudou em processos médicos e também para mais uma etapa do avanço medicinal, por isso, não condeno o silicone, mas de certa forma ele veio para mostrar que você tem que ser assim, e senão for, se vire. A aceitação de como você é, seria o primeiro passo para sentir a ataraxia que todos precisam. Se olhar no espelho e dizer: "você é linda, não precisa de agulhas lhe furando como vegetais*". A palavra certa seria: amor próprio. Isso não é nem um tiquinho de pouco fácil. Eu mesma com a fraca mente me deixei levar por padrões de beleza estúpidos e quase entrei em uma anorexia. Mas isso não vem ao caso, talvez em outro post. Fiz uma outra pesquisa sobre se o sutiã seria realmente necessário para nós, mulheres. O professor francês Jean-Denis Rouillin fez uma pesquisa por longos 15 anos, sobre o uso desses benditos. Ele chegou a conclusão de que "após um ano usando sutiã os seios tendem a cair 7 mm a mais dos que os de quem não usa o acessório". Opa. Então chegamos aquela velha e famosa lenda de  quem não utiliza a magia da fada madrinha — chamada sutiã — o peito irá ficar caído por causa da gravidade. "Após estudar 330 mulheres, Rouillon definiu o sutiã como uma 'falsa necessidade'. As voluntárias que não usavam sutiãs apresentavam seios menos caídos e mais firmes." Opa again. Certo. Mas ele ainda disse que não é correto realizar esportes sem ao menos um top, pois as mamas possuem ligamentos não elásticos que podem ser prejudicados quando movimentados repetitivamente e fortemente — quando pulamos e balançamos muito eles. O uso de sutiãs apertados podem trazer problemas, como dores nas costas e má respiração. Eu mesma já passei por isso. É horrível.

São muitos efeitos colaterais ruins ao mau uso do sutiã. Mas ele não tem só pontos negativos. Pelo menos é divertido escolher hahaha Muitas jovens — até minhas amigas — adoram a peça, pois deixam os seios avantajados e "sexy". Muitas também usam a peça como uma forma de aceitação própria. Quando estão com o sutiã no corpo se sentem "bela". Mas é só soltar o fecho atrás e visualizar o seio sem nada os acha feio por ser pequeno demais, grande demais, caído demais, redondo demais, feio demais. Quero deixar claro que não existe o peito perfeito. Pois todos são perfeitos. Não é porque você tem os peitos caídos que deixa de ser linda. Não é porque na mídia os fantoches são de um jeito que você tem que ser também. Como citei anteriormente não é fácil aceitar que você é de um jeito quando te pedem para ser de outro. Ou é 8 ou 80. Feia ou bonita. Antigamente as mulheres eram tão presas, que nem os seios podiam mostrar. Hoje em dia "mostram demais". Uma hipocrisia! Homens saem na rua sem camisa e mulheres não podem protestar sem blusas. Que injustiça! Não é a igualdade que todos buscamos? Não é correto uma mulher sair na sua sem sutiã pois os mamilos aparecem, mas os mamilos masculinos são tão normais quanto um braço. Eu sou hipócrita também. A sociedade fez minha mente também. Hoje em dia estou mais aberta a ver os erros que cometemos. Eles falam que você é feia sem sutiã. Minha mãe sempre me diz: "no meu tempo as mocinhas não usavam sutiãs. Se você não tem o peito caído não precisa de sutiã". Bom, no tempo dela, não ocorria o problema de sair sem sutiã de casa, algo realmente estupendo. Mas ao mesmo tempo, as mulheres mais de idade que tiveram como todos nós teremos um dia os peitos caídos, eram chamadas de feias e precisavam usar sutiã. Como estou alienada em uma sociedade além de machista, hipócrita e cheia de mimi eu disse: "mãe, eu não posso sair na rua sem sutiã, as pessoas acham feio". Sim, sou hipócrita, assim como você que está lendo isso. Com quinze anos, eu já sai na rua sem sutiã. Sai com vergonha. Sai com o cabelo tampando o "volume" na camiseta. Queria poder ser livre. Minha prima estava em casa, e quando estou em  casa fico sem sutiã e ela (  minha prima ) igualmente. Saímos para ir a casa do meu tio. Minha mãe chegou no quarto e disse: "a gente só vai ali, não precisa colocar nem sutiã". Afirmei. Mas quando eu já estava pronta e minha mãe já havia saído do quarto minha prima correu para colocar seu sutiã dizendo: "não dá para ir sem sutiã". Ahn? Não dá? Ou você também tem vergonha da pressão que a sociedade nos impõem? Eu só virei os olhos e fui. 

Muitos olham as pessoas sem sutiãs andando livremente em uma calçada e acham "estranho" "feio" "esquisito" quando na verdade eles só estão vendo o tão natural que somos. Muitas pessoas acreditam que os seios são algo sexual, quando não são. O que é sexual foi o seio mistificado pela sociedade. Quando se é mostrado uma imagem/pintura/figura de seios femininos é logo ligado ao "sexy" "vulgar" "erótico". Uma mulher mostrar os seios é falta de senso. É uma puta. Eu tenho uma tia que teve câncer de mama. Automaticamente ela teve que retirar um dos seios, e talvez irá retirar o outro para não ter o risco de acontecer o mesmo. Gente, pensa em uma pessoa deprimida. Ela se sentia totalmente uma aberração quando saía de casa. E olha que ela não tinha nenhum problema com baixo autoestima. Eu ouvi pessoas próximas dizerem que ela tinha vergonha, pois não possuía um dos seios. Ela disse que as pessoas a olhavam feio. Ela se sentia minuscula. Passou um tempo sem sair de casa, apenas quando era extremamente necessário. Ela tentou usar umas próteses exteriores — não me lembro o nome, ou era só um sutiã especial — mas isso a incomodava horrores, pois ela é muito calorenta e sente calor facilmente, e aqui na minha cidade o clima é bem quente. Tantas mulheres que se submetem a destruir o corpo de pouquinho em pouquinho com processos cirúrgicos totalmente desnecessários que me dá vontade abraçar cada uma e dizer o quão bonita elas são. "Eu pude entender que eu sou sim bonita. Que o universo me fez bonita. Que eu tenho uma função. Que o meu peito não é um objeto sexual masculino. Que meu peito é meu. Que meu peito um dia vai ser o meu laço de conexão com os meus filhos." — Bianca Campos. Os famosos faróis acesos são algo que deveria ser tratado com normalidade, mas vários post são "Meu Deus a fulana de tal deixou o 'bico' do peito aparecer" "olha que mulher ridícula, querendo se aparecer" "ela não deveria se expor dessa forma". Nem sempre o "bico" do peito fica "acesso" — lê-se ereto — é por causa de tesão. Há neurônios que cuidam disso. Quando sentimos frio o "bico" pode ficar ereto. Quando nos assustamos pode acontecer do farol ligar. É algo so nature. Não vejo problema em não usar sutiã por causa disso.

Enfim. Escrevi muito e ao mesmo tempo tão pouco. Eu não quero fazer com que vocês mulheres parem de usar sutiã, muito menos para fazer exercício físico ein kkk Mas sim, abrir a mente de todos. Vejam ao seu redor. Observem o quanto somos tolos fazendo tolices aqui na Terra enquanto podíamos estar fazendo algo melhor como se amandose respeitando e também amando o próximo, respeitando o próximo. Ninguém disse que será fácil. Minha professora de português dizia que: "não somos cavalos para usarmos tapa em nossos olhos. Devemos enxergar o que está ao nosso lado também". Aceitar, e se aceitar. "O peito feminino não foi feito para agradar vocês. Ele não foi feito para o sexo. Ele não foi feito para nada disso. A sexualidade está dentro de você." — Bianca Campos.




Um comentário